Defesa – Gustavo Andrade Abreu

Linha de Pesquisa: Gestão, Organizações e Políticas de Desenvolvimento
Título: “EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL: um estudo sobre a microrregião de Varginha-MG”
Resumo: Este trabalho busca compreender a percepção de estudantes e de gestores de polo a respeito das contribuições oportunizadas pela educação superior ministrada na modalidade EaD, para com a realização pessoal e profissional dos alunos do Grupo Unis, particularmente aqueles que estudam em polos das cidades que integram a microrregião de Varginha-MG. De natureza quali-quantitativa, esta pesquisa avaliou as declarações de uma população de 70 alunos, oriundos de 16 cidades, além de oito gestores de polo (entre parceiros, colaboradores e empreendedores da IES). Tem-se como instrumentos de pesquisa: (i) o questionário online distribuído para todos os alunos matriculados nos cursos dos polos considerados; (ii) e entrevistas semiestruturadas com os gestores dos polos e com nove alunos que, segundo os gestores, tiveram sucesso a partir dos estudos superiores. Os questionários, elaborados na plataforma Google Forms, foram enviados para os alunos via Internet, através de e-mail institucional; o público foi instado a responder também por WhatsApp. As entrevistas online, tanto com os alunos quanto com os gestores de polo, foram gravadas de forma individual por meio da plataforma Google Meet. Os questionários foram previamente tratados com o programa Excel e analisados de acordo com a análise descritiva. As entrevistas foram inicialmente tratadas pelo software de análise lexicológica IRaMuTeQ e, posteriormente, submetidas à Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram para a importância do polo bem estruturado para a satisfação e boa formação profissional dos alunos. Muitos respondentes citaram a existência do polo em sua cidade como um fator decisivo para a realização do curso e relevante maioria considerou importante a modalidade a distância para a própria formação e como fator de gerador de conhecimento e transformação da vida.
Palavras-chave: Educação a Distância. Desenvolvimento profissional. Satisfação. Polos.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Coorientador: Prof. Dr. Nilton dos Santos Portugal – UNIS/MG

Membros Titulares
Prof. Dr. João Augusto Mattar Neto – PUC-SP
Profa. Dra. Gladis Camarini – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Patrícia Diana Edith Belfort de Souza Carmargo Ortiz Monteiro – UNESA
Profa. Dra. Juliana Marcondes Bussolotti – UNITAU/MDH
Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz – UNITAU
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 13/12/2022
Horário: 13 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos