Defesa – Dálete de Souza Maia Vicentini

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “SER PROFESSOR NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: Representações Sociais de estudantes de um curso de Pedagogia”
Resumo: A presente pesquisa teve por objetivo investigar as Representações Sociais de estudantes do curso de Pedagogia sobre o que é ser professor. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais e nos estudos sobre Formação de Professores. Este estudo se caracteriza como exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa e qualitativa do problema. Quanto ao critério de definição dos participantes da pesquisa, optou-se pelo convite dos 438 alunos, matriculados no ano de 2021, em todos os cursos de Pedagogia (presencial e a distância), subordinados à FEPESMIG, dos quais, 40 aceitaram participar do questionário e 30 aceitaram participar da entrevista. Como instrumentos para a coleta de dados foram utilizados: a entrevista semiestruturada individual, o questionário e o registro iconográfico. Inicialmente, as entrevistas foram transcritas e tratadas pelo software IRAMUTEQ®; os dados dos questionários foram tabulados no excel® e analisados considerando os pressupostos da estatística descritiva, os dados da iconografia foram categorizados a partir dos temas que abordaram. A partir desse tratamento inicial para cada um dos instrumentos de pesquisa, foi realizada a Análise de Conteúdo. Os resultados apontaram quatro categorias: Caracterização socioeconômica dos participantes; Perfil dos participantes em relação à Graduação; Representações Sociais do “Ser professor nos anos iniciais do ensino fundamental” e Percepções sobre o futuro, após o término da graduação. Os participantes são, em sua maioria, mulheres (95%), com idade inferior a 30 anos, com renda familiar entre 1 a 3 salários mínimos e matriculadas em períodos avançados do curso. As principais motivações para escolha do curso foram as habilidades pessoais relacionadas com a profissão, curiosidade sobre o curso e identificação significativa com pessoas que exerciam a profissão. As participantes apontaram os fatores mediação, conhecimentos, educação e ética como importantes para a atuação docente nos anos iniciais do ensino fundamental. Para eles, o bom professor é aquele que adequa os conteúdos às necessidades dos alunos, é flexível e, por isso, traz transformações para a sociedade. Os participantes almejam a docência por a entenderem como vocação e por amor às crianças. Muitos preferem atuar no primeiro ano do ensino fundamental. No que diz respeito ao futuro, os participantes se sentem confiantes, acreditam em sua inserção no mercado de trabalho e alegam que estarão satisfeitos em atuar como docente.
Palavras-chave: Pedagogia, Formação de Professores, Representações Sociais.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Mariana Aranha de Souza – UNIS/MG

Coorientadora: Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro – UNIS/MG

Membros Titulares
Profa. Dra. Leonor M Santana – UNESA
Profa. Dra. Edna Maria Querido de Oliveira Chamon – UNIS/MG

Membros Suplentes
Profa. Dra. Virgínia Mara Próspero da Cunha – UNITAU
Profa. Dra. Maria Aparecida Campos Diniz – UNITAU
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila – UNIS/MG
Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 04/11/2022
Horário: 09 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos