Defesa – Camila Castelari Barbosa

Linha de Pesquisa: Processos Formativos e Desenvolvimento
Título: “CONSULTORIA/ASSESSORIA NA POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (PNAS): trajetórias profissionais de assistentes sociais mineiros/as”
Resumo: A Política Nacional de Assistência Social (PNAS) ampliou as possibilidades dos espaços ocupacionais exercidos pelos Assistentes Sociais, impulsionados a novos desafios no que se refere à formulação, gestão e avaliação. Cresceram as demandas que abrangem desde pesquisas, planejamento, capacitações, treinamentos, gerenciamento de projetos bem como as assessorias e consultorias, deparando-se com novos desafios como a necessidade de qualificação profissional e, enfrenta também a precarização de trabalho dentro do próprio Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Esta pesquisa objetivou compreender o processo de desenvolvimento profissional de Assistentes Sociais mineiros no campo de consultorias e assessorias na PNAS. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, orientada pelo método (auto)biográfico, proposto pela Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)biográfica (BIOGRAPH). Foram realizadas duas entrevistas individuais, em profundidade, com cada um/a dos/as participantes. Todas as entrevistas foram gravadas, transcritas e seus conteúdos tratados por meio de biogramas e do software ATLAS.ti. A análise dos resultados mostra um perfil sociodemográfico dos/as consultores/assessores de diferentes faixas etárias. A opção pelo Serviço Social que para um grupo não foi a primeira escolha, mas também evidencia, para um outro grupo, a influência da percepção da desigualdade social. Sobre o exercício da consultoria/assessoria na PNAS, os desafios existentes fazem referência a carência de aportes teóricos-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos, assim como a ausência de regulação da atuação dos consultores/assessores na PNAS. A busca por profissionais consultores/assessores com um domínio diversificado nas mais diversas áreas da gestão, gestão de políticas públicas, planejamento, bem como da administração, transcendem os conhecimentos ofertados na graduação em Serviço Social, havendo assim, a necessidade de chamar para esta discussão as instituições de ensino em Serviço Social, responsáveis pela formação profissional, na perspectiva da ampliação de discussões sobre a consultoria/assessoria, visto que o Assistente Social tem sido convidado cada vez mais a participar do gerenciamento das políticas públicas, em especial a PNAS. Trazer as seguranças socioassistenciais como pseudônimos para os sujeitos da pesquisa, possibilitou a expressão singularidades e similaridades deste grupo profissional, cujas trajetórias são únicas e marcadas pelo compromisso pela Política Nacional de Assistência Social (PNAS), em um país no qual o campo da seguridade Social se encontra ameaçado.
Palavras-chave: Assistente Social. Consultoria/Assessoria. Política Nacional de Assistência Social. Trajetórias Profissionais.

Comissão Julgadora – Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
Presidente e Orientadora
Profa. Dra. Maria Auxiliadora Ávila – UNIS/MG

Coorientador: Prof. Dr. Alessandro Messias Moreira – UNIS/MG

Membros Titulares
Profa. Dra. Maria Luiza Amaral Rizzotti – UFPB
Profa. Dra. Elisa Maria Andrade Brisola – UNIS/MG

Membros Suplentes
Prof. Dr. André Luiz da Silva – UNITAU
Prof. Dr. Ariovaldo Francisco da Silva – UNIS/MG

Informações Gerais
Data: 13/12/2022
Horário: 14 horas
Local: Online

Grupo Unis

Missão

"Formar pessoas socialmente responsáveis, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento das regiões em que atua".

Visão

"Até 2023, ser um grupo educacional empreendedor que, mediante práticas inovadoras e tecnológicas capazes de assegurar educação de qualidade, se destaca por oportunizar experiências internacionais à sua gente, visando prepará-la para uma nova economia."

Valores Institucionais

I. Prestabilidade - habilidade de entender os problemas e dificuldades dos outros e responder de forma positiva.
II. Excelência - capacidade de atingir a eficácia (resultados) através da melhor eficiência (processo) gerando a qualidade expectada.
III. Inovação - capacidade de implementar novas soluções que melhorem a excelência institucional.

Tweets

Galeria de Fotos